Sob o comando de Rosana Amadeu Silva, a primeira mulher a assumir a presidência da entidade, o CEISE Br imprimiu um maior dinamismo às ações da instituição, assumindo definitivamente um papel de relevância no cenário nacional.
No momento que o setor bioenergético se prepara para protagonizar as transformações nesse período marcado pela transição energética, a nova gestão promoveu neste primeiro ano, ações que refletem o preparo para estar à frente dos grandes desafios que estão por vir.
A edição deste ano da Fenasucro & Agrocana, não apenas consolidou a feira, como a maior evento mundial do setor, como apresentou um indicativo do que podemos esperar da edição histórica de 2024, quando se completa 30 anos de feira.
LEIA MAIS > Retomada de ativos de usinas paralisadas tende a crescer em 2024
Nesta última edição, a feira apontou para o potencial de novas oportunidades para a cadeia sucroenergética, como biogás, biometano e hidrogênio verde. Participaram da área de exposição mais de 800 marcas. Além disso, várias empresas do setor, de porte pequeno e médio, participaram da feira no estande do Sebrae.
Esta participação foi facultada às empresas integrantes do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico de Sertãozinho, cuja gestão será assumida pelo CEISE Br a partir do próximo ano para buscar aprimoramento da infraestrutura industrial, desenvolvimento cooperativo, geração de emprego e renda e acesso a mercados.
Outro ponto alto foi a Rodada Internacional de Negócios, que contou com a participação de 62 empresas brasileiras, que ofereceram seus produtos, equipamentos e serviços para players de oito países.
Transição energética, sustentabilidade e representatividade são marcas da nova gestão do CEISE Br. Em 2023, o CEISE Br e a COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia) celebraram acordo de difusão no setor de bioenergia, através de um termo de cooperação para ações conjuntas.
LEIA MAIS > Tereos atinge safra recorde com 21,1 milhões de toneladas de cana processadas
Fortalecer a atuação política seja nas esferas municipais, estaduais e federal foi a tônica adotada pela nova gestão, que entre outros importantes encontros, apresentou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin solicitação para participar do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), que é integrado pelos mais diversos setores da sociedade.
Apostando na formação e capacitação das futuras lideranças, o CEISE Br, firmou parceria com a Harven Agribusiness School, a primeira faculdade voltada exclusivamente para o Agronegócio. A exemplo desta parceria com a Harven, o CEISE Br também estabeleceu uma parceria com a FUNDACE – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, também com sede em Ribeirão Preto. Segundo Rosana Amadeu, “a busca de novas parcerias está entre as ações que serão implementadas em 2024, visando o crescimento e fortalecimento da entidade, ampliando a gama de serviços oferecidos aos nossos associados”, afirmou.
Estas e outras ações podem ser conferidas na Revista “CEISE Br Tecnologia Industrial em Bioenergia”, lançada em dezembro pela atual gestão.
Link: https://jornalcana.com.br/ceise-br-faz-balanco-do-primeiro-ano-de-gestao-da-atual-gestao/