ASSISTIR
Grande marco na história!
Completamos 30 anos de dedicação
A Energética Santa Helena completa 30 anos de história em 2022. Tamanha longevidade e fruto da competência, gestão e inovação. Fazendo diferença no mercado com a integração de tecnologia, pessoas e meio ambiente. A empresa fica localizada no município de Nova Andradina(MS) e é referência no setor.
Ao longo desses anos, a empresa se modernizou e faz grandes investimentos na formação de canaviais, na mecanização agrícola, na capacitação profissional dos colaboradores, além da implantação de diversas tecnologias no progresso agrícola e industrial.
Inaugurada nos anos 80, a Energética Santa Helena é conhecida até então, como Destilaria Nova Andradina, a empresa foi comprada em 1992 por Benedito Coutinho (in memorian), agricultor e membro da tradicional família do setor sucroalcooleiro nos Estados de Pernambuco e Alagoas.
No primeiro ano de sua operação, a Energética Santa Helena processou 260 mil toneladas de cana de açúcar e produziu 18 mil m³ de etanol.
Atualmente ocupa uma área de 40 mil hectares de plantio, onde são produzidas aproximadamente 2 milhões de toneladas de cana que são processadas em sua unidade industrial. Produz anualmente 170 mil m³ de etanol anidro e hidratado. A atividade da empresa tem impacto na vida de 1,1 mil colaboradores diretos.
Todos esses números celebram uma trajetória de desenvolvimento e sucesso. Nesses 30 anos de atividades em prol da energia limpa, a planta continua desempenhando um importante papel na cidade, principalmente pela infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico com a geração de empregos em toda região, consolidando-se como uma empresa robusta, fabricante de produtos originados da cana-de-açúcar e com projetos e ações que valorizam o desenvolvimento social.
Responsabilidade Social
Desde o início de sua gestão, a Energética Santa Helena preza pela valorização social. Em 1998 foi criada a Fundação José Silveira Coutinho, uma entidade sem fins lucrativos, na qual estreitou as relações com a comunidade através do Projeto Anjo da Guarda, que visa complementar a formação educacional de crianças, adolescentes carentes e filhos de funcionários da empresa.
Todas as ações colocadas em prática até hoje, refletem no futuro da empresa. “Pretendemos expandir as operações, implementar uma fábrica de açúcar, uma fábrica de biogás, uma nova Unidade Termoelétrica para cogeração de energia a partir do bagaço e palha da cana.”, revela Bruno Coutinho, Diretor da Santa Helena.
É gratificante saber que, ao longo de toda a jornada, a Energética Santa Helena construiu um legado de trabalho, dedicação, respeito e compromisso com a empresa, com os colaboradores e com a comunidade, contribuindo também com um compromisso maior, que é a produção de energia limpa e renovável para o planeta.
Por Carla Layane – Jornalista.
Ouça o que nossos funcionários têm a dizer...
DEPOIMENTOS
“Eu comecei de auxiliar geral e conforme a gentre foi fazendo os trabalhos, teve os reconhecimentos e cheguei a supervisão. Então eu tenho a minha vida toda aqui dentro e a minha eu criei praticamente toda aqui quando eu assumi o serviço aqui, pra mim a Santa Helena é tudo.”
Alcemir Remelli
Presidente Sindical
”A Energética pra mim é tudo, eu sabe que não vou ter explicação, mas ela é tudo pra mim, ela é uma mãe, nunca me faltou nada, sempre me deu de tudo essse trabalho que eu amo.”
maria de lourdes
zeladora
”A Energética Santa Helena, significa pra mim, foi aonde eu tive o meu sustento aqui durante esses 30 anos, uma segunda casa onde eu moro na Santa Helena.”
willian américo
mecânico industrial
”A usina nos proporcionou, não só eu mas meus amigos de trabalho também, a gente conseguiu fazer uma faculdade, eu me formei em 2017, e a família, foi fruto tudo daqui da gente trabalhando .”