IMPLEMENTAÇÃO ESG

Environmental, Social, Governance
REUNIÕES
ESTRATÉGICAS

CONCEITO SOBRE O TEMA ESG

INOVATION THAT EXITES

O ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, ou ASG em português “Ambiental, Social e Governança” vem cada vez mais se tornando uma assunto a ser tratado dentro das empresas como essencial para a responsabilidade corporativa e estratégia de negócio.

soluções

Em maio de 2022, deu início as atividades de implementação, com a apoio do consultor Roberto Roche, da empresa Roberto Roche & Associados, fez o nivelamento com os níveis de conhecimento sobre o tema com os níveis estratégico e tático da empresa, foi criado o COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS ESG, bem como já inicio o processo de definição dos Temas Materiais com apoio dos stakeholders interno e externo. O projeto está sob a responsabilidade do Eng. José Leôncio de Oliveira que ocupa o Cargo de Chefe de Depto de SSMA – Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Energética Santa Helena S/A.

COMO O TERMO ESG SURGIU E POR QUE SE TORNOU ESTRATÉGICO?

Após o Fórum Econômico de 2020, em Davos na Suíça, o propósito da Sustentabilidade, que além dos fatores ESG, abrange também os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, passou a ser uma das prioridades para as agendas corporativas a fim de incorporar demandas atuais e futuras, não apenas de seus acionistas, mas de colaboradores, consumidores, fornecedores e demais stakeholders (todas as partes impactadas pelo negócio).

A publicação Who Cares Wins (Quem se importava vence), endossada a publicamente em 2004 por 20 instituições financeiras somando ativos de mais de US$ 6 trilhões, introduziu diretrizes sobre integrar questões ESG à análise e gestão de investimentos. E desde a criação do ISE (índice de Sustentabilidade Empresarial) da (B)3, em 2005, foi constatado que a carteira ESG subiu 296% enquanto a Bolsa como um todo subiu 223%, até meados de 2020. Uma pesquisa recente, realizada pelo Bank of America (BofA), sobre hábitos e comportamentos da Geração Z, no Brasil e em mais 9 países de vários continentes, revelou que os jovens priorizam questões de sustentabilidade, sendo que 80% consideram fatores ESG nas decisões de investimento e consumo. Nesse sentido, o termo também vem e tornando estratégico para a reputação de marca e gestão de negócios.

Rolar para cima