Sustentabilidade Social

Mantida pela Energética Santa Helena, a Fundação José Silveira Coutinho foi criada em 1998 buscando desenvolver, apoiar e promover ações no campo do desenvolvimento social, cultural, desportivo, educacional e de saúde, voltados a construção da cidadania e implementação de programas e projetos que visam o atendimento dos direitos sociais básicos. Sendo assim, tem buscado realizar seus objetivos por meio de dois programas: Projeto Anjo da Guarda e Programa de Incentivo Universitário.

O Projeto Anjo da Guarda oferece atendimento socioeducativo para 80 crianças de 04 a 12 anos, que sejam dependentes dos funcionários da energética ou crianças pertencentes a comunidade local, em situação de vulnerabilidade social. Tal atendimento é totalmente gratuito, acontecendo de forma planejada e contínua em dois períodos, matutino e vespertino, sempre no horário contrário ao da escola formal, sendo que estar frequentando a escola é um dos pré-requisitos para que o educando seja matriculado no projeto.

Uma vez no projeto, a criança poderá participar de diversas atividades educativas, que buscam promover a socialização, o sentimento de pertença ao grupo e uma série de valores éticos que contribuam para formação da pessoa humana. Assim, são oferecidos apoio pedagógico nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, banda de percussão, artesanato, gincanas educativas, recreação aquática, além de toda estrutura para participação das crianças, tais como uniforme completo, merenda, transporte, material pedagógico e outros.

Com ações voltadas para realização dos direitos sociais básicos, o Projeto oferece atendimento odontológico, médico e psicológico, bem como, orientação às famílias em temas pertinentes a área. Oferece também o Programa de Aprendizagem Profissional com o curso de “Rotinas Administrativas” o qual está devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este se destina aos jovens de 15 a 16 anos de idade, encaminhando-os para o mercado de trabalho, como preconizado na Lei 10.097/2000.” , pois esses programas eram realizados apenas até 2021.

Rolar para cima