Inmetro apresenta resultados de estudo inovador sobre biometano

Inmetro apresenta resultados de estudo inovador sobre biometano

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) revelou os resultados de um estudo colaborativo realizado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o Circuito Biogás nos Estados, promovido pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), realizado no dia 26 de junho.

O evento aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro e trouxe comparações entre técnicas analíticas para determinar a composição do biometano.

Cristiane Augusto, chefe do Laboratório de Análise de Gases da Divisão de Metrologia Química (Dimci/Dquim/Lanag) do Inmetro, foi a responsável pela apresentação do estudo em um workshop. Ela ressaltou a importância do trabalho do laboratório para o desenvolvimento das técnicas de análise de biometano, um combustível renovável vital para o futuro energético do Brasil.

Notícias Relacionadas

Tereos realiza feirões de emprego para PCDs em cidades da regiãoRenovaBioAFCP mobiliza Câmara Federal para votar PL dos CBios após o recesso

“O estudo evidenciou a importância de viabilizar metodologias alternativas para determinar a composição majoritária do biometano, com o objetivo de simplificar e agilizar essa medição”, afirmou Cristiane.

O evento contou com a participação de diversas empresas privadas e órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro. O circuito fluminense foi também marcado pela assinatura de um decreto regulamentando a política estadual de gás natural renovável. Durante o evento, painéis discutiram os desafios e as oportunidades que o biogás e o biometano apresentam para o setor energético.

O Circuito Biogás nos Estados é um evento itinerante que busca promover a troca de conhecimento e inovação no setor de biogás. Especialistas e autoridades se reúnem para discutir os desafios e as oportunidades dessa fonte de energia limpa, contribuindo para o avanço tecnológico e a sustentabilidade no Brasil.

Rolar para cima